segunda-feira, 1 de junho de 2009

Saiba mais sobre os autores dos envangelhos

MATEUS

O nome Mateus significa- dádiva de Deus.
Foi companheiro pessoal de Jesus por uns 2 anos ou mais, no decurso de todo Seu ministério público. Seu livro foi escrito por volta de 50 e 60 d.C.
Mateus era um publicano, ou seja, cobrador de impostos de Roma, de ordinário extorquidores e geralmente desprezados.
Ele coletava pedágio na estrada entre Damasco e Aco;
Os judeus desprezavam os publicanos como agentes do od
iado Império romano e do rei títere judeu. Não era permitido aos publicanos prestar depoimento no tribunal, e não podiam pagar o dízimo de seu dinheiro ao templo. Um bom judeu não se associaria com publicanos (MT.9:10-13).
Evidentemente Mateus era um homem endinheirado, porque ele deu um banquete em sua própria
casa á Jesus (lc.5:29). O simples fato de Mateus possuir casa própria indica que era mais rico do que um publicano típico.


MARCOS


João Marcos, não foi companheiro direto de Jesus, mas foi de Pedro. Este último teve influência direta na conversão e discipulado de Marcos.
Sua casa ficava em Jerusalém, era lugar de reunião dos discípulos (mat.12:12). Era primo de Barnabé.
Provavelmente a mãe de Marcos (chamada Maria), tinha posição de considerável influência na igreja em Jerusalém. Foi a casa dela que Pedro procurou logo ao ser libertado da prisão pelo anjo (at.12:12).
Em 62 d.C. Marcos viaja com Paulo para Roma e 5 anos mais tarde, pouco antes de Paulo ser assassinado, Este chama Marcos para ficar com ele (Tm.4:11) . Parece assim, que Marcos tornou-se um dos auxiliares íntimos e queridos do apóstolo Paulo.
Esteve com Pedro em Balilônia ( ou Roma), quando este apóstolo escreveu sua primeira epístola (!Pe.5:13).
Antiga tradição cristã reza que ele, pela maior parte do tempo, foi companheiro de Pedro e escreveu a história de Jesus como a ouviu desse apóstolo em suas pregações.
Seu livro é datado aproximadamente no ano 50 d.C. Segundo Irineu e clemente de Alexandria, seu evangelho foi escrito nas regiões da Itália.

JOÃO


Foi amigo pessoal e íntimo de Jesus.
Seu evangelho foi escrito aproximadamente entre os anos de 50 e 70 d.C.
O nome de seu pai era Zebedeu, sua mãe parece que foi Salomé (mt.4:21-27:56 e Mc. J5:40).a qual comparando-se com Jo.19:25, é possível que fosse irmã de Maria, mãe de Jesus. Se assim foi João foi primo de Jesus, e sendo de quase a mesma idade deve tê-lo conhecido desde a infância. Em Mc.1:20, diz-nos que ele era irmão de Tiago..
João foi homem de negócios e de algum recurso. Foi um dos cinco sócios de uma empresa de pesca, bastante grande para ocupar empregados Mc.1-16-20. Além de sua empresa de pesca em Cafarnaum, tinha casa em Jerusalém Jô.19:27. E era pessoa conhecida da família do sumo sacerdote Jô.18:15-16.
Foi discípulo de João Batista e consequentemente primo dele, uma vez que era primo de Jesus.
Jesus deu-lhe o sobrenome de “filho do trovão” MT.3:17, o que parece implicar ter ele um temperamento violento. Mas conseguiu dominar-se. O caso de haver proibido o estranho de usar o nome de Cristo na expulsão de demônios, Mc.9:38 e o desejo de pedir fogo do céu sobre os samaritanos, Lc.9:54, são ilustrações interessantes de sua natureza.
Conta-se que quando João ficou velho, e fraco demais para andar, tinha que ser carregado para a igreja e, ao falar, dizia sempre: “filhinhos, amai-vos uns aos outros. É o mandamento do Senhor”.
Diz a tradição que João cuidou da mãe de Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e que ela morreu ali.

LUCAS


Supõe-se que ele escreveu seu evangelho cerca do ano 60 d.C. em Cesaréia.
Em seguida escreveu o livro de Atos.
Seus livros foram destinados ao excelentíssimo Teófilo (provavelmente um alto oficial do império romano).
Médico, e grande amigo e companheiro de ministério de Paulo, é o único autor gentio do novo testamento.

Foto ao lado- Irineu de Lyon (130-202 d.C)

Irineu, um dos pais da igreja, já citava o Evangelho segundo Lucas em sua obras, por volta do ano 180 d.C.
Irineu afirma claramente a divisão em quatro evangelhos (
Mateus, Marcos, Lucas e João), fazendo numerosas citações desses evangelhos, únicos evangelhos reconhecidos como autênticos e lidos na Igreja atesta Irineu:
´
Mateus compôs o Evangelho para os hebreus na sua língua, enquanto Pedro e Paulo em Roma pregavam o Evangelho e fundavam a Igreja.´ (Adv. Haereses II, 1,1) ‘Depois de sua morte, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, nos transmitiu também por escrito o que Pedro tinha pregado. Assim mesmo Lucas, o companheiro de Paulo, consignou num livro o evangelho pregado por este. ´Enfim, João, o discípulo do Senhor, o mesmo que reclinou sobre o seu peito, publicou também o Evangelho quando de sua estadia em Éfeso. Ora, todos esses homens legaram a seguinte doutrina: Quem não lhes dá assentimento despreza os que tiveram parte com o Senhor, despreza o próprio Senhor, despreza enfim o Pai; e assim se condena a si mesmo, pois resiste e se opõe à sua salvação – e é o que fazem todos os hereges’. (Contra as heresias).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua colaboração!