quarta-feira, 27 de maio de 2009

Disputa de familias por herança é mais antigo do que andar pra trás...


Vocâ já ouviu falar de casos de familiares que se matam por herança?

E também já ouviu comentários do tipo: "Onde está Deus? Por quê inocentes são mortos todos os dias nos conflitos do Oriente Médio e blá, blá, blá".

Antes de concordar com os pensamentos acima, veja como tudo começou...

Em 2165 a.C. nasceu um homem chamado Abraão. Ele era hebreu e habitava na região de Ur-Babilônia (foto da porta da cidade acima).
Ele era um homem justo e um dos poucos que ainda mantinha a tradição monoteísta primitiva (apesar de seu pai ter sido idólatra Js.24.2).
Quando Abraão tinha mais de 70 anos, Deus chamou-o e fez a seguinte promessa: "Farei de você uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção (Ge12.1,3)"... Um tempo depois, Deus lembrou-o novamente da promessa: "De onde você está, olhe para o norte, para o sul para o leste e para o oeste: toda a terra que você está vendo darei a você e á sua descendência para sempre. Tornarei s sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência. (Ge 12.14,15)". E ainda disse mais: "Não tenha medo, Abraão! Eu sou o seu escudo" grande será a sua recompensa (Ge.15).
E Abraão respondeu :"Ó soberano Senhor que me darás, se continuo sem filhos...E acrescentou: " Tu não me deste filho algum! um servo da minha casa será o meu herdeiro' (Ge.15.2,3).
Então o Senhor deu a seguinte resposta a Abraão: " Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro".
Deus também firmou uma aliança perpétua e delimitou o território que ele daria como herança para o filhos de Abraão:"Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates...(Ge.15.18-21).
Mas, assim como nós somos muitas vezes filhos desobedientes, ansiosos, esquecemos das promessas do nosso Pai e tiramos conclusões precipitadas, assim também foi Abraão e Sara:
Um belo dia a sua esposa Sara, deu a seguinte sugestão para a Abraão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha escrava, talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu a proposta da Sara.
Quando a escrava engravidou de Abraão, começou a olhar com desprezo para sua senhora, pois ela estava grávida e Sara não podia ter filhos...(Numa boa, foi Sara quem escolheu passar por isso.)
Então Sara maltratou tanto a sua serva, que esta acabou fugindo (Ge.16.6)
Depois da fuga da escrava, Deus enviou um anjo ao encontro dela e disse: " Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade, contra todos os seus irmãos (Ge.16.11,12)
Sabe quem são os descendentes de Ismael??? Os palestinos!!
Vai vendo....ainda não acabou.
Quando Ismael nasceu, Abrão estava com 86 anos (Ge.16.16).
Enquanto Ismael crescia, Deus enviou três anjos até a tenda de Abraão e Sara. Eles entraram e comeram com Abraão até que perguntaram: "Onde está Sara a sua mulher? Alí na tenda respondeu ele.
Então disse o Senhor: "Voltarei a você na primavera e Sara a sua mulher, terá um filho".
Sara escutava a conversa na porta da tenda, atrás de Abraão.
Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: Depois de já estar velha e meu marido já idoso, ainda terei este prazer?
Mas Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: 'Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? . Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho'.
Sara teve medo, e por isso mentiu: "Eu não ri"
Mas Ele disse: Não negue, você riu" (Ge.18.9-15)
Abraão estava com cem anos de idade quando Isaque nasceu (Ge.21.5).
Depois do nascimento de Isaque Sara pediu a Abraão que expulsasse a serva Hagar com seu filho Ismael.
Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu. Mas Deus lhe disse: Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de ISAQUE que a sua descendência será considerada. Mas também do filho da escrava farei um povo, pois ele é seu descendente (Ge.21.11,13).
Sabe quem são os descendentes de Isaque??? Os Judeus!!
MORAL DA HISTÓRIA
Toda ação tem uma reação. Em momento algum Deus falou para Abraão se deitar com outra mulher que não fosse a sua esposa para fazer um filho. Mesmo porque Deus nunca incentivou a poligamia.
Mas a precipitação dele e de Sara geram brigas entre as descendências dos irmãos até os dias de hoje, pois é fato que Abraão recebeu um pedaço de terra delimitado por Deus para sua descendência (Isaque). Mas também não podemos esquecer que Abraão teve filho com outra mulher. Os descendentes de (Ismael) também se sentem no direito de possuir o mesmo pedaço de terra, por isso brigam tanto por espaço...
ENTÃO, DE QUEM É A CULPA?
Não é dos descendentes dos irmãos Isaque e Ismael e muito menos de Deus.
A culpa é de Sara por ter sido precipitada e ter sugerido que o marido se deitasse com outra mulher, e claro Abrãao por ter aceitado e esquecido do que Deus tinha prometido para ele.
Portanto, antes de tomar alguma atitude, pense muito bem, para que não haja consequências sérias no futuro!!!
E outra, se Deus falou que vai te dar alguma coisa, espere, por que ELE NUNCA SE ATRASA. Nós que somos apressadinhos..relaxe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua colaboração!