terça-feira, 29 de setembro de 2009

Conheça um pouco sobre o fundador da Igreja Mórmon

Conhecida também como a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Foi fundada por Joseph Smith Jr. em junho de 1830, em Fayette-Eua.

Joseph nasceu em 23 de dezembro de 1805, Vermont-EUA. Veio de uma família mística, obcecada pela caça de tesouros escondidos. Segundo a revista Historical Magazine, o juiz Daniel Woodard, afirma que seu pai, Joe Smith, como era conhecido pela população de Palmyra, era caçador de tesouros e envolveu-se com fabricação de dinheiro falso. ¹

Em 1826 em Bainbridge, foi condenado por prática de cristalmancia, magia negra e advinhação.²
A primeira prisão foi em junho de 1844 acusado por ter mandado destruir a imprensa e o periódico chamado The Nauvoo Exposito, fundado por seu rival Willian Law.
Ainda no mesmo ano, foi preso novamente por traição. Durante esta prisão, houve uma revolta e invasão na cadeia por um grupo enfurecido, cujo motim levou a morte de Joseph e seu irmão Hyrum.
Pelo motivo acima os mórmons consideram seu fundador herói e martir.

Curiosidades:

Em seu livro, o herói acima afirma ter recebido aos 17 anos uma visita de um anjo chamado Morôni para revelar um OUTRO evangelho. (Morôni rima com: deixa de invenção ômi!!)

Ele também relata em seu livro ³ ter sido inspirado a criar a sua crença quando meditava no livro de Tiago 1.5 que diz: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Já que ele estava tão sedento por sabedoria ele deveria ter lido pelo menos até o livro de gálatas, onde mil setecentos e setenta e quatro anos antes, Deus desmascarou através do apóstolo Paulo o principal fundamento de sua crença;

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (= amaldiçoado) gál. 1.8.

Diante da falta de atenção do nosso amigo, aproveito para deixar algumas dicas para quem quiser criar uma religião. Anote a receita:

  • Primeiro deixa de ser preguiçoso e leia toda a bíblia, para que você não invente algo que Deus já tenha desmascarado lá atrás, ok?
  • Se você quiser se tornar um herói, evite destruir estabelecimentos e ser preso. Isso soa mal...
  • Se você diz que é Cristão (como os Mórmons afirmam que são), por favor conheça pelo menos o que Jesus diz. E não confie somente no que os gurus dizem a respeito dele.

Vou exemplificar: Joseph relata que quando estava em um bosque, ele teve uma visão de Deus e Jesus. Ocasião onde ele teria perguntado para os supostos personagens qual religião que ele deveria filiar-se.

A resposta segundo o deus dele: criar uma NOVA religião (o Mormonismo).

A resposta segundo a palavra de Deus (não o que apareceu no bosque):
A religião PURA e IMACULADA para com Deus, o Pai, É ESTA: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1.27

Notas:
¹ Talmage, James E., A Grande Apostasia, p.34;
² Tanner, Jerald and Sandra. Tanner.Op.cit.p.33;
³ PGV, Joseph Smith 2.10,11,15-20. e 2.29-46, 59, 62.

Um comentário:

  1. Oi Elaine !!!
    Eu sou fanzaço do seu blog, principalmente porque vc diz a verdade, doa a quem doer, e o que é mais importante, injetando o evangelho na vêia daqueles que pela boca de "homens" acreditam em qualquer coisa. Curti muito o assunto abordado, seitas e heresias, segue o link de um site interessante com esses assuntos. Grande abraço em vc e no Má, paz !!! Wilsinho
    http://www.icp.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua colaboração!