segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Conheça um pouco sobre o fundador do Islamismo

Caros,

A partir de agora vou compartilhar com vocês um pouco do conteúdo que tenho estudado a respeito dos fundadores das principais doutrinas religiosas.

O meu objetivo não é entrar na discussão de cada doutrina e sim focar apenas nos rastros históricos deixados por esses homens que confessaram terem sidos inspirados divinamente ao criarem as suas crenças.

Espero que esse material possa agregar em seu conhecimento e até mesmo incentivá-lo a comparar o conteúdo “apresentado” pelas doutrinas a respeito de seus respectivos líderes.

O Islamismo foi fundado por Maomé (Muhammad Bin Abdullah Bin Abdul Mutalib Bin Hachim Bin Abd Manaf Bin Kussay), em 610 d.C., na Arábia Saudita.
Filho de Abdallah e Amina da tribo dos Coraixitas, uma tribo da Região.
Seu pai faleceu quando sua mãe estava grávida dele, e ela morreu quando Maomé estava com 6 anos de idade. Foi acolhido por seu avô, que morreu dois anos depois, e, assim, Maomé esteve sob custódia do seu tio Abu Talib. ¹

Com 20 anos de idade foi trabalhar para uma viúva, rica, chamada Khadidja, com quem se casou cinco anos mais tarde.
Em 619 ficou viúvo e casou-se com várias mulheres, possuiu harém e algumas delas eram de origens judaicas e cristãs.


Aos 40 anos de idade, Maomé afirmou ter recebido revelações de Deus no monte Hira, nas proximidades da cidade de Meca.
Ao princípio, sua mensagem foi rejeitada, quando fugiu para Medina em 622; depois, voltou para Meca com um exército e impôs sua religião pela força da espada. ²
Com sua morte em 632 aos 62 anos, quatro líderes sucederam a liderança.

Curiosidades:

Um dos discípulos de Maomé, chamado Adbollah Sarh, dava sugestões a Maomé sobre o que devia cortar ou acrescentar no Alcorão.
Abdollah deixou o islamismo alegando que se o alcorão fosse a revelação de Deus, não poderia ser alterado por sugestão de um escriba. Voltou a meca e juntou-se aos coraixitas, tribo de onde veio Maomé.
Quando Maomé conquistou Meca, uma das primeiras pessoas que o fundador do islamismo matou foi Abdollah Sarh. ³ (acho que ele não tolerava muito a liberdade de expressão).

Maomé fez seu filho adotivo, Zaid, divorciar-se de sua esposa Zainab para casar-se com ela, justificando que era mandamento de Alá (Alcorão 33.37). (hummmmmmmmmmm sei).

Uma das esposas mais importantes de Maomé foi Aicha (em árabe عائشة), a sua segunda esposa, que tinha seis anos de idade na altura do seu noivado e segundo registos, quatorze anos na altura de seu casamento com o profeta.4 (Se isso tivesse acontecido em nosso tempo, certamente ele seria acusado de pedofilia).

Notas:
1 GIORDANI, Mário Curtis. História do Mundo Árabe, pp.40,41.
2 Ibidem., pp.53-68
3 DASHTI, Ali. Opcit.,-98
.

4 University of Southern California

Alguns trechos foram extraídos do livro Heresias e Modismos- Esequias Soares

6 comentários:

  1. Dear Elaine,

    I wish your ministry well.

    Merry Christmas.

    I am always looking for reciprocal followers for both of my blogs.

    Russ:)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. obg foi uma grande ajuda

    ResponderExcluir
  4. obg ajudou me imenso para um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  5. não se pode nem comentar com liberdade de expressão de uma coisa eu sei sua referencia de vida é a pior que tem para se fundar uma religião mais é perfeita para política que manipula com mão de ferro em favor de interesses próprio

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua colaboração!